Media >Notícias
Institucional

Inauguração do Hospital Geral de Cabinda

01.05.2022

Inauguração do Hospital Geral de Cabinda por sua Ex.ª Senhor Presidente da República de Angola, João Lourenço.

No dia 21 de Abril de 2022, decorreu a inauguração a inauguração do Hospital Geral de Cabinda, localizado na província de Cabinda – Esta cerimónia contou com a presença de sua Excelência o Sr.º Presidente da República, João Manuel Lourenço, de sua Excelência a Sr.ª Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.e de outras figuras ilustres do Governo Angolano. Ademais, em representação da Mota-Engil, António Mota, Manuel Mota, Francisco Franca, CEO de Angola, acompanhado por destacados representantes da Mota-Engil Angola, assim, como a entidade fiscalizadora DAR Angola.

O Hospital Geral de Cabinda foi idealizado para atender as necessidades da população desta província, de forma a que os seus habitantes possam beneficiar de assistência médica e medicamentosa, bem como a prestação de um serviço de qualidade. Por forma, a garantir condições favoráveis aos utentes deste sector, uma melhor qualidade na assistência, e proporcionar incremento nas técnicas de tratamento em todas as áreas de actuação.

O edifício está implementado num lote de aproximadamente 39.150 m2, com 9 andares, contém zonas técnicas e áreas administrativas complementaresdispõe de serviços de internamento, cirurgias, urgências, salas de partos, entre outros serviços.

A unidade hospital tem uma capacidade para 200 camas distribuídas por enfermarias de adultos no piso 6, pediatria no piso 5 ginecologia e obstetrícia no piso 4 e cuidados intensivos localizado no piso 3.

Trata-se do Hospital Geral de Cabinda, criado para prestar serviços que não existiam na província e no país, como internamento personalizado, serviços diferenciados de assistência ao parto que oferecem conforto à mãe e ao recém-nascido, uma unidade de cuidados intensivos neonatal e para adultos, bem como serviços de cardiopneumologia, cirurgia de mínimo acesso, nefrologia, anatomia patológica, serviços de hemodinâmica e respectivos meios de diagnósticos.

A unidade vai ainda permitir aumentar a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para a realização de exames de ressonância magnética, TAC, mamografia, electroencefalograma, e com meios de diagnóstico para atender outros serviços .

Com o Hospital Geral de Cabinda, muitos cidadãos vão deixar de fazer gastos com viagens, à procura de melhores cuidados médicos em Luanda ou no exterior do país, por falta de serviços especializados na província.

Esta obra evidência a capacidade da Mota-Engil enquanto empresa para a execução de projetos de elevada complexidade e catalisadores do desenvolvimento sustentável da construção e a contribuir para o desenvolvimento do país onde opera há mais de 75 anos e em Cabinda onde nasceu.