Media >Notícias
Negócio

Mota-Engil África inicia atividade no Zimbabué e assegura novos contratos num total superior a 600 milhões de dólares

Novos projetos em Angola e Moçambique

03.01.2014

A Mota-Engil celebrou com a Hwange Collery um contrato no valor de 260 milhões de dólares (191 milhões de euros), pelo período de 5 anos, para a execução de trabalhos de construção e de apoio à extração de carvão nesta concessão situada na Província da Matabelelândia Setentrional, no Zimbabué.

O Grupo Mota-Engil mantinha até agora apenas uma atividade de prospeção no Zimbabué, à semelhança do que acontece em outros mercados limítrofes. Concretizado o seu primeiro contrato neste mercado, e depois de em 2013 ter alargado sua atividade para a Zâmbia e o Gana, a Mota-Engil África demonstra não querer ficar por aqui, afirmando de forma sólida e progressiva a sua posição de liderança na região.

Em Angola, o Grupo obteve adjudicações de novos projetos no valor total de 102 milhões de dólares (75 milhões de euros) entre diversas obras referentes à construção de infraestruturas na Zona Económica Especial Luanda-Bengo e de construção civil na cidade financeira em Talatona.

Em Moçambique, a Mota-Engil continua a alargar a sua atividade na fileira da construção, tendo sido adjudicados diversos novos contratos no valor de 256 milhões de dólares (188 milhões de euros) para a reabilitação de linhas ferroviárias, construção de rodovia e construção de edifícios residenciais, de comércio e serviços.

Relativamente aos contratos anunciados, o CEO do Grupo, Gonçalo Moura Martins, salienta que “são o resultado de uma estratégia implementada em devido tempo e para a qual temos dotado a organização dos recursos e das competências necessárias para concretizar cada novo desafio, registando-se a adjudicação de projetos de dimensão significativa em resultado do reconhecimento crescente que tem sido efetuado por clientes de dimensão multinacional na capacidade técnica e de execução do Grupo Mota-Engil nestes mercados, o que nos tem permitido crescer de acordo com os objetivos estratégicos projetados”.

Adianta ainda o CEO que os contratos anunciados em África, num total de 618 milhões de dólares, o equivalente a 454 milhões de euros, “demonstram o potencial de desenvolvimento e de criação de valor da Mota-Engil África, uma empresa que se transformará em breve numa sociedade cotada, e que permitirá a um leque alargado de investidores apoiar e beneficiar diretamente da crescente dinâmica de desenvolvimento da empresa, em linha com o crescimento económico dos países em que atua”.