Media >Notícias
Negócio

Terminada a obra da Barragem de Rejeitos no Brasil

02.01.2014

A Barragem de Rejeitos do projeto Minas-Rio que tinha sido adjudicada à ECB no início de fevereiro de 2011 ficou concluída em novembro passado. A construção da Barragem foi suspensa por diversas vezes por ter estado a aguardar liberações ambientais e processos de desapropriação de moradores das áreas a serem alagadas, mas os trabalhos decorreram num período efetivo de 10 meses.

Com 40 metros de altura máxima, 400 metros de coroamento e um volume de 1.355.000m3 de aterro, esta obra foi construída obedecendo aos rigorosos critérios de qualidade e segurança. A estrutura do extravasor da barragem envolveu a aplicação de 8.200m3 de concreto.

Esta é uma estrutura fundamental para o funcionamento da mina de minério de ferro do Projeto Minas-Rio da AngloAmerican, em Conceição do Mato Dentro, no interior do Estado de Minas Gerais. A Barragem de Rejeitos foi projetada para uma capacidade inicial de produção de 26,5 milhões de toneladas anuais de minério de ferro.

Com uma faturação superior a 110 milhões de reais, os trabalhos decorreram durante 1010 dias sem nenhuma ocorrência de acidentes, facto que mereceu largo destaque junto da Anglo American.