Media >Notícias

Assembleia Geral da Mota-Engil aprova todos os pontos agendados por unanimidade

A distribuição condicional de um dividendo extraordinário traduzido em ações correspondentes a 20% do capital social da Mota-Engil África e a sua cotação em praça financeira regulamentada de um Estado Membro da União Europeia mereceu o apoio dos acionistas.

27.12.2013

O Conselho de Administração do Grupo Mota-Engil colocou à consideração dos acionistas na Assembleia-Geral do passado dia 27 de Dezembro, a possibilidade de aprofundamento da presença do Grupo no mercado de capitais, cotando a Mota-Engil África numa praça europeia a definir.

A Assembleia Geral Extraordinária de Acionistas da Mota-Engil SGPS, S.A., teve lugar na sede da Fundação Manuel António da Mota, no Porto, e teve na agenda dois pontos que mereceram a aprovação por unanimidade dos 78% dos direitos de votos representados na Assembleia.

Distribuição de ações da Mota-Engil África

No primeiro ponto, a Assembleia Geral de Acionistas aprovou uma distribuição em espécie de um dividendo condicional aos acionistas da Mota-Engil SGPS, S.A. para um lote de ações representativas de 20% do capital social da Mota-Engil África. Foi assim reconhecida a importância de dar maior visibilidade e expressão patrimonial a um dos mais relevantes ativos do Grupo, propiciando aos investidores com interesse crescente nos mercado africanos, a possibilidade de investir e beneficiar diretamente das operações do Grupo em África, o seu maior e mais rentável mercado internacional. A conclusão do processo de cotação em Bolsa está prevista até final do primeiro semestre de 2014, dependendo o seu timing da duração do processo administrativo de admissão à cotação.

Autorização para eventual alienação de ações próprias

O segundo ponto da agenda de trabalhos aprovado foi um procedimento de autorização recorrente e renovada periodicamente, concedida pelos acionistas ao Conselho de Administração, possibilitando-lhe que proceda à alienação das ações próprias no melhor contexto de mercado e com adequação à estratégia da empresa.

Mota-Engil África numa praça europeia

No final da Assembleia-Geral, e perante os jornalistas presentes, o Presidente do Conselho de Administração, revelou que relativamente à escolha da bolsa europeia para cotar a sub-holding africana, a análise está “centrada em três praças europeias: Londres, Lisboa e Amesterdão e a análise está a ser efetuada sob três fatores que são primordiais: a visibilidade do título, a sua liquidez, e também o timing necessário para avançar”.

Por último, e questionado sobre a dispersão futura da subsidiária africana em bolsa, com um possível aumento de capital, afirmou que a Mota-Engil SGPS será sempre maioritária no capital da sub-holding africana “com mais de dois terços do capital”, concluindo que “a cotação simultânea dos dois títulos terá um comportamento de valorização”.