Media >Notícias
Institucional

Mota-Engil aumenta resultado líquido em 50%

Entre Janeiro e Setembro, o Grupo Mota-Engil manteve a tendência de crescimento da atividade e de criação de valor.

21.11.2013

O Grupo Mota-Engil registou nos primeiros nove meses do ano de 2013 um crescimento do volume de negócios de 2,4% para 1.663 milhões de euros e um significativo crescimento do EBITDA em 32% para 265,8 milhões de euros.

O Grupo registou um forte desempenho operacional e atingiu um resultado líquido de 37,9 milhões de euros, graças à capacidade de resiliência na Europa e à contínua diversificação e expansão nos mercados de África e da América Latina.

Relativamente à carteira de encomendas, o Grupo apresentou um valor de 3.695 milhões de euros, com África a registar o maior valor (cerca de 1.500 milhões de euros). Destacou-se também a região da América Latina com um valor inédito e superior a 1.300 milhões de euros. Confirma-se assim a permanência da superação do objetivo estabelecido para 2013 de um valor de carteira nos 3,5 mil milhões de euros.

Na apresentação dos resultados, o CEO do Grupo, Gonçalo Moura Martins, destacou a solidez e contínua melhoria dos resultados, antecipando, perante o cenário dos primeiros nove meses, que “o ano de 2013 será o melhor ano operacional de sempre do Grupo”.

Relativamente à expansão internacional que se tem verificado a cada trimestre como um pilar de desenvolvimento do Grupo, o CEO referiu que “para além da entrada em dois novos mercados africanos, o Grupo Mota-Engil continuará a desenvolver o estudo de oportunidades que tem em vista para a entrada em novos mercados que lhe permitam afirmar, cada vez mais, uma posição de liderança na região da África Subsariana.”

No período em análise, a região Europa representou um volume de negócios de 727 milhões de euros, correspondendo a um decréscimo da atividade face ao período homólogo de 20,6%. Em termos de rentabilidade operacional, apesar da redução do valor absoluto de EBITDA, a região Europa conseguiu melhorar a sua margem de 8,7% para 10,6%.

Em África, mantém-se um forte crescimento da atividade em 37% para 706 milhões de euros, destacando-se ainda o EBITDA na região o qual aumentou 63% face ao período homólogo para 163 milhões de euros. África é já o maior mercado do Grupo em Engenharia e Construção, bem como o maior contribuinte para o EBITDA do Grupo.

Quanto à América Latina, a região aumentou em 42% o seu volume de negócios para 303 milhões de euros, reforçando o seu contributo para o total do Grupo, ainda que a margem de EBITDA tenha diminuído residualmente pelo investimento recentemente efetuado de expansão e diversificação de atividades nesta região. Merece igualmente destaque na América Latina o valor de carteira superior a 1.300 milhões de euros, o que constitui um valor inédito, superando o valor apresentado em Junho que havia sido, nessa altura, o recorde da região, constatando-se assim uma forte dinâmica comercial e de afirmação crescente da Mota-Engil na região.

Relativamente aos resultados financeiros, o Grupo apresentou um aumento da maturidade e sustentabilidade da dívida, com cerca de 74% a vencer a mais de um ano, tendo apresentado um acréscimo de 30% dos encargos financeiros líquidos, em linha com o aumento do custo médio de financiamento motivada pelas condições de mercado e um aumento da exposição aos mercados financeiros internacionais em resultado da crescente confiança do sector financeiro internacional nas diferentes plataformas regionais de atuação do Grupo Mota-Engil.

De acordo com o comunicado publicado, a Administração do Grupo Mota-Engil continua convicta, perante os resultados apresentados, de que cumprirá integralmente com os objetivos estabelecidos para o exercício de 2013.