Mota-Engil Uganda

Promove consciencialização sobre poluição de plástico e “caminhadas ecológicas”

No Dia Mundial do Ambiente 2025, a Mota-Engil Uganda realizou uma campanha de grande alcance com o objetivo de sensibilizar os colaboradores para a poluição global de plástico, que envolveu 1.382 participantes em vários estaleiros do país.

A iniciativa contou com o envolvimento direto da direção e dos líderes de cada estaleiro, que conduziram apresentações e sessões de sensibilização sobre a adoção de comportamentos alinhados com os princípios de sustentabilidade do Grupo Mota-Engil, reforçando a mensagem junto de todos os participantes.

Nos estaleiros, foram organizadas diversas atividades, incluindo a plantação de árvores, passeios ecológicos (“green walks”), sessões de debate e respostas a questões sobre poluição plástica, totalizando 25 campanhas de sensibilização sobre boas práticas ambientais.
Estas ações foram coordenadas por responsáveis chave, como gestores de construção, engenheiros de estaleiro e a equipa SHEQ (Segurança, Saúde, Ambiente e Qualidade), garantindo que a campanha fosse consistente e abrangente em todos os locais.
Uma das atividades que mais se destacou foram as caminhadas ecológicas, iniciadas no Dia Mundial do Ambiente e que, a partir daí, passaram a realizar-se mensalmente em alguns estaleiros.
Estas caminhadas ecológicas, abordam diferentes temas a cada edição: “Fim da poluição por plásticos”, “Assume a responsabilidade pelo teu próprio lixo” (2 edições), “Estaleiros sem lixo” e “Circularidade de resíduos”. Até ao momento, estas cinco caminhadas resultaram na recolha de 33,1 kg de resíduos, dos quais 29,8 kg foram reciclados e 3,3 kg incinerados.

Além de permitirem que os colaboradores se movimentem e interajam entre si, proporcionando momentos de descontração, as caminhadas permitem identificar possíveis questões ambientais nos estaleiros — como espécies invasoras, sinalização ausente ou vegetação excessiva — o que possibilita a definição de um plano de ação e a intervenção imediata para a resolução dos problemas identificados, contribuindo para a manutenção e monitorização ambiental contínua.