Media >Notícias
Carreiras

Mota-Engil Engenharia forma e recruta na Guiné Bissau, em parceria com o Instituto de Formação da CPLP

04.05.2022

A Mota-Engil Engenharia iniciou um projeto de formação, em parceria com o Instituto de Formação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com o objetivo de promover a integração em Portugal de Trabalhadores Guineenses.

Este projeto iniciou-se com o processo de seleção, seguido de um programa de formação desenhado a pensar nas diferentes funções a mobilizar, com vertente teórico-prática e enfoque nas áreas de saúde, higiene e segurança no trabalho, bem como na componente prática ajustada às funções identificadas.

Este modelo tem como principais premissas garantir a integração social e profissional em Portugal, contribuindo desta forma para a reversão da emigração irregular e de risco e reforçar o sector da Construção Civil na Mota-Engil Engenharia em Portugal.

É também objetivo deste programa, capacitar os Trabalhadores locais, possibilitando a posterior reintegração dos mesmos na construção civil no mercado de trabalho guineense, através do reforço das suas competências técnico-profissionais e qualificação para a integração na vida ativa. Este projeto integrado de formação, capacitação e mobilidade de recursos humanos, foi delineado como uma mais-valia para o país de origem, uma vez que 40% dos trabalhadores qualificados ficarão disponíveis para o mercado de trabalho local, contribuindo desta forma para a qualificação dos profissionais locais.

Este projeto, que conta com o apoio e envolvimento de várias entidades na Guiné Bissau, apresenta um contributo essencial ao nível do desenvolvimento profissional, mas também de responsabilidade social, considerando o seu contributo para a comunidade local.

A integração dos primeiros profissionais deste projeto na Mota-Engil Portugal acontecerá em junho do presente ano.